Quem somos?

A TRIEDE TI é uma empresa que se dedica ao desenvolvimento de soluções de negócio suportadas em sistemas de informação, desde a concepção até à implementação, nas suas diferentes vertentes, nomeadamente gestão de projeto, desenvolvimento de software e gestão da mudança.

Áreas de atuação

Gestão portuária – sistema 3Port que suporta as principais atividades da Autoridade Portuária nos principais portos de Portugal Continental, a Norte de Lisboa;

Gestão de território – sistema 3Maps (Infraestrutura de Dados Espaciais) que permite a gestão digital e inteligente de territórios, potenciando projetos de smartcities;

Consultoria de Gestão e TI – apoio a grandes organizações, em processos de transformação com base tecnológica e em diferentes setores de atividade.

A TRIEDE TI dispõe de uma equipa multidisciplinar, constituída por engenheiros de informática, engenheiros geógrafos e técnicos de Sistemas de Informação Geográfica. Dispõe de conhecimentos em SIG e Normas Internacionais, computação gráfica 2D/3D, processamento paralelo, ambientes Web e construção de aplicações para plataformas móveis.

Como surgiu a TRIEDE TI?

A TRIEDE TI resulta da integração de um spin-off do Grupo DHI (Institute for Water and Environment) na TRIEDE. Desde 2005, a TRIEDE TI desenvolve soluções SIG na área portuária e na gestão do território, apresentando um forte carácter de inovação.

A TRIEDE TI dispõe de uma equipa multidisciplinar, constituída por engenheiros de informática, engenheiros geógrafos e técnicos de Sistemas de Informação Geográfica. Dispõe de conhecimentos em SIG e Normas Internacionais, computação gráfica 2D/3D, processamento paralelo, ambientes Web e construção de aplicações para plataformas móveis.

SIGAP – Em 2005 é disponibilizada a primeira solução para Gestão Ambiental e Portuária na sequência de um concurso lançado pelo Porto de Viana do Castelo. Em 2007, num concurso Internacional, a solução é escolhida pela APDL, sendo a solução com a melhor classificação técnica e a única que respondia a todos os requisitos

Inovação – A TRIEDE TI aposta na inovação científica para o desenvolvimento dos seus produtos. Tem uma parceria com o INESCTec, através da qual desenvolveu soluções de referência – 3Port e 3Maps – que contaram  com financiamento comunitário (QREN) para Investigação e Desenvolvimento

SIGAMP – Em 2017, a TRIEDE, em parceria com o INESCTec desenvolveu uma Infraestrutura de Dados Espaciais para a AMP e para os seus municípios. A solução é inovadora, no que toca ao intercâmbio de informação georreferenciada entre as várias entidades

Exemplo de referência e boas práticas em iniciativas das administrações públicas

A RCC – Rede Comum do Conhecimento, que faz parte da AMA – Agência para a Modernização Administrativa, escolheu o 3Port – Plataforma Integradora de Gestão Georreferenciada de Processos de Negócio Portuários – como boa prática na Administração Pública dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP) e Timor-Leste. A RCC considera que o projeto assume extrema relevância na construção de uma “Administração Pública mais eficiente, transparente e colaborativa”.

Os nossos produtos

O 3Maps é uma Infraestrutura de Dados Espaciais (IDE) que articula um conjunto de recursos e capacidades tecnológicas que permitem processar, armazenar, distribuir e fomentar a utilização de dados geoespaciais, ampliando as capacidades de um Sistema de Informação Geográfica (SIG). O 3Maps caracteriza-se por sistema aberto desenvolvido em tecnologia Open Source que analisa todo o tipo de dados geográficos, partilha e publica informação em formatos interoperáveis e disponibiliza aplicações para acesso multidispositivo. O 3Maps implementa, também, a diretiva Europeia INSPIRE.

O 3Port é uma solução de Gestão Portuária Pioneira que as autoridades portuárias na gestão integrada de todos os processos portuários e hidroviários, promovendo uma maior eficiência na gestão dos recursos e melhor coordenação das operações. O 3Port possui diversas funcionalidades e aplicações, nomeadamente a monitorização do tráfego portuário, o planeamento de movimentação portuária, apresentação do cadastro portuário, apresentação da hidrografia do porto, apoio na prevenção e segurança do porto, apoio na gestão de obras e nas operações de dragagens. Hoje, o 3Port está presente nos portos de Leixões, Douro, Viana do Castelo, Aveiro e Figueira da Foz. A solução inclui, também, uma interface pública que permite a todos os interessados acompanhar, em tempo real, a atividade no porto.

15

Clientes

3 500 000

Linhas de código

25

Módulos de Software Livre

150 000

Milhas percorridas